É o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica. Organizado pelo INEP, ele substitui o antigo ENADE e será o principal critério de acesso à residência médica de acesso direto.
O ENARE continua existindo, mas com foco diferente. Com a criação do ENAMED, apenas os programas de residência médica de acesso direto passaram a usar essa nova prova. O ENARE segue sendo a porta de entrada para residências multiprofissionais e para médicos que buscam vagas com pré-requisito, como especializações de segundo ciclo. Ou seja, a mudança afeta apenas quem pretende ingressar diretamente na residência médica sem exigência de formação prévia.
O responsável pela organização da prova ENAMED é o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), garantindo mais credibilidade e abrangência no processo seletivo, a mesma instituição responsável pelo Revalida.
A prova do ENAMED será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha, o conteúdo será distribuído entre as áreas de:
Clínica Médica
Cirurgia Geral
Ginecologia e Obstetrícia
Pediatria
Medicina de família e comunidade
Saúde Mental e Saúde Coletiva.
Pediatria
Medicina de família e comunidade
Saúde Mental e Saúde Coletiva.
Sim, o ENAMED é obrigatório para todos os alunos matriculados no ciclo clínico final do curso de Medicina, tanto em instituições públicas quanto privadas. Esses estudantes são automaticamente convocados para a avaliação. A ausência ou recusa em realizar a prova pode trazer prejuízos à instituição de ensino, já que o MEC exige um percentual mínimo de participação para manter o curso reconhecido e regularizado. Se muitos alunos faltarem, a graduação da faculdade pode ser colocada em risco.
Sim! Assim como no ENARE, a nota do ENAMED poderá ser utilizada para concorrer a vagas em diferentes programas de residência médica em instituições participantes de todo o país.
A participação no ENAMED, enquanto avaliação obrigatória do curso de Medicina, é gratuita e não exige pagamento de taxa. Assim como o ENADE, os estudantes convocados para a etapa avaliativa não precisam arcar com custos. No entanto, caso o aluno deseje utilizar a nota do ENAMED para se candidatar à residência médica por meio do ENARE, será necessário realizar uma inscrição específica no processo seletivo e pagar a taxa correspondente.
As informações oficiais sobre a prova ENAMED serão publicadas:
No site do INEP;
E nos canais oficiais do Hardwork Medicina, onde atualizamos você com as principais novidades, editais e orientações.
Não. Para uma preparação focada no novo modelo de prova, as provas antigas do ENARE (inclusive as da banca AOCP e da FGV) já não refletem o formato atual. No entanto, estudar provas antigas de forma geral pode agregar conhecimento, sim — mas não deve ser o foco para quem quer performar bem no ENAMED.
Na prática, quase nenhuma. O que muda é o formato e a periodicidade. O ENARE era um exame de acesso direto à residência médica. Agora, esse acesso será feito via ENAMED, que é o novo formato do antigo ENADE. O ENADE acontecia a cada três anos e avaliava o desempenho acadêmico dos estudantes de medicina. Agora, como ENAMED, a prova passa a ser anual, mas continua organizada pelo INEP.
Sim. Embora o Trilha R1 já tenha como foco preparar para qualquer prova de residência, no segundo semestre o Hardwork tradicionalmente intensifica a preparação com foco em bancas específicas. Neste ano, excepcionalmente, teremos novidades exclusivas e conteúdos adicionais voltados para o ENAMED. Fique atento aos próximos comunicados!
Apesar dos dois nomes circularem, trata-se de uma única prova.
A inscrição será feita no site do ENARE, e o candidato será automaticamente direcionado para o processo do ENAMED, conforme a nova estrutura definida pelo INEP. É tudo parte de um mesmo processo seletivo.
A melhor referência é a prova do ENADE, pois o ENAMED deve seguir a mesma linha, com estrutura semelhante à do Revalida (INEP).
As principais diferenças:
O ENADE costumava conter questões de conhecimentos gerais — o ENAMED não terá isso.
Os enunciados do ENADE eram mais longos, pois o número de questões era menor. A tendência agora é que o ENAMED seja uma prova intermediária entre o ENADE e o Revalida.
Não. Apesar da confusão inicial, é uma única prova com dois nomes envolvidos no processo seletivo. Nos próximos dias, novas informações serão divulgadas. Até lá, evite se prender a especulações sobre bancas ou estruturas passadas. A orientação é aguardar as definições oficiais e se preparar com foco no que realmente importa.
Maio a junho de 2025: período para as instituições de ensino superior realizarem a inscrição dos estudantes no ENADE.
Julho de 2025: abertura das inscrições individuais para o ENAMED, incluindo a manifestação de interesse para participar do ENARE (residência médica).
Outubro de 2025: aplicação oficial da prova do ENAMED em todo o país.
Dezembro de 2025: divulgação dos resultados individuais na plataforma do participante.